sexta-feira, 16 de setembro de 2011

The house of dancing waters

Nada do que eu disser ou mostrar aqui se compara com a emoção de assistir a esse espetáculo, mas vou tentar contar um pouquinho de um dos espetáculos mais bonitos que eu já vi na minha vida.

Estava eu passeando em Honk Kong pela primeira vez quando um amigo meu brasileiro que mora em Macau me liga e disse: `tenho 2 ingressos pro aniversário de 1 ano do espetáculo do Dragones (Franco Dragones, diretor do espetáculo). os ingressos foram vendidos a R$1500,00 e eu tenho essa cortesia. Vamos?`.  É perguntar se macaco quer banana. 
Então eu sai correndo de Honk Kong e contra todos os imprevistos possíveis cheguei 2 minutos antes do show começar.


O assento que a gente tava não era muito bom, e infelizmente estou com uma câmera compacta que não fiz milagre, mas consegui registrar algumas fotos que não ficaram boas mas dá pra mostrar a dimensão da coisa toda. 


O Sandro, esse amigo que conseguiu o convite, trabalhou no Dragones por 3 anos e fez por um tempo esse espetáculo. O bom é que ele ficou me contando as coisas técnicas e eu pude entender melhor como a coisa funciona por trás do palco. 
Então vamos para os fatos (estou muito cansada para verificar todas as informações que eu ouvi hoje, então se tiver alguma coisa errada, por favor corrigam nos comentários): 
- O Franco Dragone era sócio-diretor artístico do Cirque du solei, mas quando ele percebeu que o sócio-administrador tava sendo injusto com o trabalho dele ele vendeu sua parte e montou sua própria companhia. Levou consigo os melhores técnicos e artistas, e hoje é um dos grandes concorrentes do Cirque du Solei. Esse cara dirigiu 17 dos 23 espetáculos do Cirque, e dirigiu shows pelo mundo afora, como da Celine Dion. 
- Esse espetáculo - The house of  Dancing Water (vou simplicador por Dancing Water), foi criado há um ano atrás e hoje foi uma apresentação comemorativa. Eles chamaram o pianista mais famoso da China - Yundi, e lotaram a casa (o que não deve ser difícil pra eles).
- O teatro onde eles são fixos fica em um dos maiores complexos de cassino de Macau, o City of Dreams. 
- O Danincg Water levou 5 anos para ser criado, e é um dos espetáculos mais caros do mundo, com um valor aproximado de 250 milhões de dólares para sua criação. São 210 profissionais envolvidos, sendo eles 80 artistas em palco. A piscina que é o grande atrativo do show é a maior piscina comercial do mundo, e são 20 mergulhadores que ficam na piscina durante o show fazendo com que tudo aconteça.
- Tem muito brasileiro trabalhando lá, muito russo também. Os artistas passam por uma seleção refinadissima e as bailarinas tem que ter formação superior e muitos anos de estrada.


Agora vamos para uma breve história do espetáculo:
Um simples chinês passeia em sua simples canoa, quando começa uma tempestade e ele encontra um navio. Essa navio naufraga e de dentro de um baú sai um jovem, que conhece uma donzela que corre perigo e tenta salvar-lhe a vida. Sempre que ele consegue alcancá-la a rainha aparece e prende ela novamente. A donzela (que é a melhor bailarina da China, segundo me disseram) tem um bando de amigos que parecem macacos e a rainha tem suas filhas e seus filhos. No final, claro que a rainha se ferra, os dois ficam juntos e o simples chinês (que luta igual ao Jackie Chan) vira o rei da parada toda. 

Agora vamos para o mais legal, as fotos que mostram como o show acontece! As fotos não estão boas, mas é só pra mostrar a estrutura. Se vocês quiserem ver fotos melhores, eles tem no site www.thehouseofdancingwater.com e no facebook. Ou então rezem pra que eu consigo fotografá-los até eu ir embora!!




O tal do pianista famoso e seu piano vermelho


Eis que do nada surge um barco de dentro da piscina.


O chinês camponês que fica preso no barco na tempestade
 

Olha o tamanho do barco! Eu só ficava me perguntando daonde ele surgiu. E esses acrobatas ficavam dando saltos ornamentais e depois subiam tudo de novo em menos de 1 segundo.



 Essa girafa era incrivelmente perfeita. Só faltava falar. Até jogar água no público ela jogou.

 O lustre humano da rainha.


 A piscina sumiu de uma hora pra outra e no lugar surgiu um palco, que fica mexendo toda hora.


 Agora é a vez da casinha chinesa surgir do nada no palco.




 A casa some num piscar de olhos e cai uma chuva com acrobatas pulando e molhando todo mundo.

 Sim, eles fizeram nevar.

Esse cara do meio é o homem mais forte que eu já vi na vida. Ele conseguiu se enrolar na corda até o alto com um braço só. Inacreditável.

 Esses três caras subiram agarrados numa grade e ficaram lutando no ar.


 Não sei como, mas eles fizeram refletir a imagem da donzela chinesa na água. Eu procurei pelo refletor, mas não achei nada.
 E de repente o palco vira uma pista de motocross.


Emocionante ver 5 motos em um palco tão pequeno e fazendo tanta manobra no ar. Por frações de segundos eles não batem de frente um com o outro.

 A hora disney do show.

 Olha a altura desse jato dágua.

O show acontece na piscina, no palco e no ar. Você não sabe aonde eles vão surgir. 

Consegui gravar um vídeo curtinho dos saltos que, até a lanterninha veio me falar que não podia filmar. 




Quem vier em Macau ou em qualquer lugar do mundo que o Dragones esteja em cartaz não pode perder, por mais caro que seja o ingresso. Tente conhecer os artistas, eles quase sempre tem cortesias e são super sarados. 


Bom, é isso. Espero poder fotografá-los decentemente em breve, mas enquanto isso fico com as imagens na memória. 



4 comentários:

  1. sabe gente quando a naty era pequena ela assistiu a peça do peter pam quase 07 vezes. Ela sentava na primeira fileira e em todas as apresentações ela repetia a fala do artista e seus olhos brilahvam com cada cena. Sempre foi assim nós e as peças pelos parques e cenários cariocas. Mas a emoção dela hoje pela internet me contando o que viu.. será seu registro maior de emoção desta arte tão maravilhosa. Agradeço ao bom Deus por isso .

    ResponderExcluir
  2. Seu amigo que trabalhou pro espetáculo sabe que você só é amiga dele por ele ser sarado e ter cortesias? (Ana Cláudia)

    ResponderExcluir
  3. UHAuhauhauhahauhau "Tente conhecer os artistas, eles quase sempre tem cortesias e são super sarados." ee amiga, agora acredito q é vc mesmo que tá na China e escreve isso tudo! uHAhuauhahua sua besta!

    parece ser seeeensacional isso!! to chocada com a altura q os caras dão os saltos no video! pqp!!!!
    vc deve ter pirado mesmo!!

    Continue aproveitando horrores ai, amiga!
    bjos
    p.s: Exatamente isso, Ana!

    ResponderExcluir
  4. Naty! Impressionante!! Estou mto feliz que você está curtindo essa viagem e tendo oportunidades como essa de ver esse espetáculo!!!
    Saudade! Ana Campos

    ResponderExcluir