terça-feira, 13 de setembro de 2011

Mid Autumn Festival


Quando há alguma mudança de estação no Brasil a gente fica sabendo pelo Evaristo Costa (Jornal Hoje), certo? Pois aqui na mudança do verão para o outono eles comemoram o Mid Autumn Festival (ou festival do bolo lunar, como diz o google).
Cientificamente, é o décimo quinto dia do oitavo mês do calendário chinês (que geralmente cai em setembro) e acontece no mesmo dia da nossa virada de estação (verão - outono).
Misticamente, é quando a deusa Chang'e desce da lua.
Então senta que lá vem história: Hou Yi, conhecido como o deus do sol - e era um bom arqueiro por sinal, foi mandado para a terra com o objetivo de trazer paz em uma época de muita seca, fome, violência e haviam 10 sóis sobre a terra. Junto com ele veio sua esposa Chang'e, que depois se tornou a deusa da lua. Hou Yi ficou muito puto com a situação toda e matou os sóis com flechas, só que esses sóis eram filhos de Dong Hua Di Zun - o soberano dos céus do oriente. Então ele recebeu o castigo de viver com os mortais, com a sua esposa.
Hou Yi procurou Mu -  a deusa da régua dos céus oeste, e pediu a ela algum remédio para que pudessem voltar aos céus. Mu deu a ele uma pílula para que fosse divida ao meio, então ele tomaria uma parte e a outra seria dada a Chang'e.
Um dia Hou Yi saiu de casa e Chang'e, curiosa como toda mulher, tomou a pílula inteira. O efeito foi que ela começou a flutuar e foi subindo ao céu. O Hou Yi poderia atirar em sua mulher para que ela caisse, mas ela cairia morta. Então ela flutou até ficar presa na lua. Lá ela ficou na companhia do lenhador (que é uma outra lenda que eu não sei direito, e com o coelho, que não tem lenda nenhuma).
Assim, o Mid Autumn é o dia em que Chang'e pode descer a terra e ficar com seu marido. Para celebrar esse momento, as pessoas fazem uma mesa com comidas típicas e acendem lanternas pelas ruas e em casa.






Então, para celebrar o Mid Autumn, eu e meus novos amigos locais fizemos como o costume manda. Passamos o dia comprando lanternas, velas e comidas, e a noite fomos para a praia. A comida típica do feriado é o Moon Cake, mas como ninguém gosta, não compramos para o nosso piquenique.



Eu tinha experimentado um dia antes, na festa de boas vindas e detestei. É doce e tem um gosto de comida estragada. Os melhores comentários que eu ouvi sobre esse bolo foram de americanos:
“ O moon cake é tão bom que eu dei ele pra outra pessoa ” e “Seria delicioso se tive gosto de outra coisa ”.
Enfim fomos a noite para a praia. Macau é composta por três ilhas (Macau, Taipa e Coloane) e a praia fica em Coloane. Eu, que moro na ilha Macau, tive que pegar 3 ônibus para chegar lá. E o mais legal é que todos que estavam no onibus de Taipa para Coloane estavam indo pro Festival.





Para chegar na praia é preciso percorrer alguns metros a pé por um lugar que mais parece um parque. Cheio de árvores, com campo de futebol e de volei, mesas e barracas acampadas.
Para o festival, essa rua estava decorada com luzinhas e com lanternas lindissimas!




Na praia estavam os chineses, e eram muitos! Eles costumam fazer churrasco nesse dia e as crianças ficam brincando de correr na areia. Não consegui chegar muito perto para ver que tipo de carne eles estavam comendo, porque a maioria estava em família e não se mostraram muito amigáveis quando eu tentei chegar perto. Então só consegui tirar algumas fotos de longe.





 praia de Coloane é bonita, mas dizem que a água é barrenta e quente.




Por causa do vento, demoramos para acender uma lanterna com vela e só deu tempo de tirar algumas fotos, antes dela pegar fogo.








Apesar de ter sido ótimo ficar sentada na areia, sob uma lua enorme, um ventinho de mar e etc, achei que seria um pouco mais tradicional. Hoje eu descobri que o evento mesmo aconteceu aqui na ilha de Macau, onde as pessoas lançaram as lanternas no mar, teve música e etc, e que o observatório abriu para uma visitação especial, com direito a um tour pela lua (isso eu queria ter visto). Mas tudo bem, quem sabe em outro ano eu não vejo as outras coisas!
Obs1: a qualidade das fotos não está muito boa porque estou usando uma câmera compacta e tô sem nenhum programa de edição nesse computador. Eu juro que não é culpa da fotógrafa. rs
Obs2: obrigada por publicar esse post, Lu!

2 comentários:

  1. Pessoal, desconsiderem as partes grifadas. Esse google tá muito rebelde hoje.

    ResponderExcluir
  2. Que delícia celebrar um evento assim na praia! E mesmo você falando que os moon cakes são ruins eu fiquei curiosa pra comer. (Ana Cláudia)

    ResponderExcluir