quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Primeiro contato

Vamos as primeiras noticias (desconsiderem a falta de assentuacao, porque o teclado aqui esta em mandarim.)

Vou escrever bastante para matar a curiosidade e a vontade de falar algo que as pessoas possam entender integralmente. Prometo que os proximos posts serao mais objetivos.


Dai pra ca
Bh/Sp , Sp/ Johannesburg (9h30 de voo) , Johannesburg/ Hong Kong (15h de voo), Hong Kong/ Macau (1h de barco).
A viagem foi tranquila. Cansativa, mas eu dormi quase que o tempo todo. No aviao de SP para Africa fiquei na primeira fila sem ninguem do meu lado, mas atras tinham 3 criancas e meio aviao de chines. Tinha muito africano e eles caçaram muita confusao (enquanto eu tava acordada eu vi 3). Eles me pareceram nervosos e impulsivos, e as aeromoças tiveram que atura-los. Nesse trajeto tinham dois brasileiros que tavam indo pra Africa trabalhar e acabamos andando juntos nos aeroportos para nao ficarmos perdidos. O aeroporto da Africa e enorme, com lojas lindas. Pena que eu fiquei la por menos de 20 minutos e nao comprei nem uma girafa de madeira pra contar historia.
No de Johannesburg para HK a viagem foi mais longa, foram 3 filmes, 2 refei
çoes bizarras (um misto de feijao muito temperado, arroz, uns legumes estranhos, iogurte e frutas). No aeroporto de HK tive que esperar 1h30 para pegar meu barco para Macau, acabei ajudando um casal de meia idade a entrar na internet do aeroporto e caimos no papo, o senhor em um ingles enrolado e eu com pequenos comentarios. Ele me contou um pouco sobre como era HK na decada de 50, como a viagem entre Macau e Hk demorava 6 horas, falou sobre politica, crescimento economico, problemas ambientais e sobre a Amazonia. Eles ja foram ao Brasil 4 vezes e foram super simpaticos comigo. Claro que eu adorei, afinal foi a minha primeira conversa com um nativo e ele falou muito, muito muito..
O mais engraçado dessas viagens de aviao e a confusao do fuso horario. Eles te servem almoço quando voce ta esperando biologicamente um cafe da manha, e te serve um cafe da manha quando voce quer uma janta. As janelas do aviao ficam fechadas o voo inteiro, entao vc nao sabe que horas sao nem quanto tempo falta pra chegar. O jeito foi tomar um dramim e agradecer por nao ter ninguem na poltrona do meu lado.
Entrando no ferry, um brasileiro reconheceu meu passaporte e começamos a conversar. Ele mora em macau ha 2 anos, trabalhando como artista, fazendo salto ornamental, no espetaculo do Circu de Solei e no Dragones (o maior espetaculo daqui). Esses espetaculos sao fixos nos cassinos e sao bem caros (algo em torno de 700 MOP = R$150,00). Ele me falou que tem muita gente do brasil morando aqui e eles se reunem pelo menos uma vez por mes. Fiquei sabendo que existe um restaurante da Maria, que faz comida caseira com arroz, feijao e ovo, uma churrascaria que bomba, pao de queijo e muitas meninas que sao bailarinas e tao fazendo uma fortuna trabalhando nesses espetaculos.
O engraçado e que mesmo do outro lado do mundo eu acabei encontrando alguem da area do circo. Enfim, destino.

O mais engra
çado da viagem foi que, ao descer no porto de macau, pegar a mala, passar pela imigraçao e achar um taxi, o taxista nao falava ingles, nem portugues, e nao sabia onde era o endereço que eu tinha impresso (em ideogramas chineses). Gentilmente, ele apontou um dos numeros de telefones que eu tinha no papel e ligou para o Emmanuel (que eu nao fazia a menor ideia de quem era). Emmanuel nao falava chines, entao eu conversei com ele em ingles e ele falou pro taxista me deixar numa tal de 'samaolo' (ate agora eu nao entendi o nome verdadeiro daquela praça). Entao fiquei eu, com uma mala gigante e duas bolsas, solta no meio de uma praça, um calor de outro mundo, e todo mundo me olhando. Finalmente consegui ligar para o Emmanuel, mas eu nao sabia onde eu estava e ninguem na rua que eu perguntava sabia falar ingles. Ate que um moço parou pra me ajudar e na hora que eu tava começando a entender onde eu estava eis que surge um nigeriano 4x4: Emmanuel. Fomos andando empurrando as malas e tentando conversar, ele suava mais que uma chaleira, subimos 2 lances de escadas com as malas e depois fiquei presa pra fora de casa porque a porta nao queria abrir. Mas no fim, tudo deu certo e depois de um banho frio e um ar condicionado no talo, eu pude refletir sobre a pergunta que estava na minha cabeça ha horas: que que eu vim fazer aqui???????????????


Primeiras impressoes

Com muita fome e tendo passado por um milhao de lojas ate chegar no apartamento, resolvi sair as ruas em busca de algo comestivel. Achei um supermercado bem pertinho, comprei algumas coisas (depois vou fazer um post so sobre o supermercado, porque e uma coisa surreal). Passei em algumas lojas, comprei um chip de celular (meu numero aqui e +55 863 66314987) , e fui pro mc donalds (esse tb merece um post a parte, no futuro).

Ainda abalada com o fuso horario, acordei de madrugada nao consegui dormir. Resolvi andar pela cidade, as 05h30 da manha e descobri que ja faziam 27 graus. Aqui nao venta, e o calor e umido. Ou seja, 5 minutos depois do banho e ja estou melada, suja e fedida precisando de um outro banho. Em todos os lugares tem ar condicionado, e a mudan
ça de temperatura nos ambientes vai ser um grande problema. Tomei um choque termico hj de sair do meu quarto geladinho gostosinho e ir ate a sala quente como o rio de janeiro. Vou tomar vitamina C, mae, pode deixar.

A cidade de manha cedinho me pareceu mais gostosa. Pude olhar com cara de turista sem ser devorada, e caminhei um bom tempo. Estou insana para comprar uma camera e
começar a fotografar, mas preciso primeiro descobrir como eu tiro dinheiro nos caixas eletronicos que nao querem me ajudar. Macau tem um cheiro estranho, uma mistura de fritura, sujeira e produto quimico que embrulha o estomago. As ruas nao sao tao limpas, mas parece que ninguem lava nada por aqui, so passa uma vassoura. As lojas sao sensacionais. Minha casa fica no coraçao da cidade, e e' uma perdiçao para mim. Ja tem varias coisas que to de olho. Assim que eu tiver uma camera vou fotografar as coisas e escrever separadamente sobre roupas, calçados, eletronicos, etc.

Estou nesse momento na faculdade, conheci algumas pessoas e o pessoal foi bem receptivo. O pessoal do comercio local nao fala ingles, entao tive me virar ate entao na mimica. Uma vendedora em uma loja veio tentar falar alguma coisa que eu nao entendi e depois acabamos apelando pra mimica mesmo. Linguagem universal.

Tenho agora a tarde uma palestra de orienta
çao para novos estudantes e ja conheci um cara que tem um grupo de fotografia dentro da faculdade. Eles usam um equipamento top do top e acho que vou conseguir trabalhar com eles na faculdade. Vou almoçar na pizza hut agora e ver se acho alguma coisa que nao tenha galinha, porco ou peixe no meio (tudo, ate a comida vegetariana deles tem isso, nao e' possivel!).



Nao vou reler nada que eu escrevi acima porque estou roxa de fome.

Desligando. Cambio.





3 comentários:

  1. Amiiiiiga do céu!... que loucuraaa esse lugar!
    Nossa, to imaginando seu desespero qndo viu esse calor, essa cidade pouco limpa e o povo n te entendendo! huauhauhauhauhauh
    Mas o bom é assim, se fosse tudo mto fácil não seria essa aventura toda. Curti!!! =)

    to adorando o blog..e continue assim, contando os detalhes de cada coisa!

    e COMPRE UMA CÂMERAAAAAAAA..pelamooooor! nunca ví uma fotógrafa sem câmera!!

    bjossssss
    Luiza Magalhães

    ResponderExcluir
  2. Adorei o seu relato. Me senti em Macau com você. Que bom que você já está se enturmando e conhecendo pessoas interessantes. Esses primeiro dias, os da descoberta, são super legais.

    ResponderExcluir
  3. lindo blog filha sua cara...deus te abençoe e te guarde em seus braços.

    ResponderExcluir