domingo, 23 de outubro de 2011

A Má Temple


Pra ninguém ficar achando que eu meu único programa em Macau é ir em baladas, hoje eu resolvi passar um domingo zen. 

Desde que cheguei aqui queria ir no templo de A-Má, mas estava esperando comprar minga câmera e um dia que não tivesse tão quente. Eu só esqueci que hoje era Domingo e Macau está infestada de turistas pra tudo quanto é lado. Como o templo de A-Má é uma das principais atrações turísticas da cidade, lá não foi diferente.

Vai ter mais fotos aqui do que história, porque não tem muito o que contar, é mais ver, sentir e sair de lá defumada. 


O templo de A-Má um templo taoísta dedicado à Matsu, a deusa dos marítimos e pescadores, e foi construído em 1488. 


Reza a lenda que o nome da cidade é derivado do nome desse templo. (não dá pra explicar em português, pra mim essa assimilação só faz sentido em Chinês)


E logo na entrada, eis uma senhora pedindo esmola. 


Ela foi a primeira pessoa que eu vi sentada na rua pedindo esmola em Macau. Tinha visto 2 ou 3 mendigos dormindo na rua, mas eles eram tão limpos e tavam tão bem cuidados que nem pareciam moradores de rua. 




O templo é muito grande e fica em uma montanha. Por todo o lugar tem casinhas como essa da foto acima, cada uma com um templo interior. 




Esse foi o que eu mais gostei.





À primeira vista eles parecem todos iguais, mas cada altar desse tem imagens diferentes. 








Fiquei observando os chineses e turistas, e reparei que eles fazem como se fosse uma via sacra. Em cada templo pedem o corpo pra frente com as mãos unidas várias vezes, deixam alguns incensos esses negócios que eu não sei o nome, e vão para o outro templo. 






Os telhados são lindos de morrer.


 

E tem dragão por todo lado.

 




Existem essas chamas perto da entrada de todo templo.



Um pouquinho da vista de Macau. 



 Essa parede me deixou muito curiosa. Pelo que eu consegui entender, você pode comprar um papelzinho desse vermelho lá dentro do templo (cada templo tem uma lojinha vendendo incenso e outras coisas) e ou você escreve alguma coisa (que eu creio que sejam pedidos e agradecimentos) ou você paga um chinês pra ele escrever em mandarim. Como ninguém por perto falava inglês e eu não consegui entender meia palavra, fico com minhas observações.





 




Muito, mas muito incenso.





Isso é como o incenso em aspiral é vendido.